segunda-feira, 2 de março de 2015

Uma reflexão



OS QUATRO ALUNOS
         
         
Uma fábula sobre as diferentes maneiras de ser estudante, escrita por uma aluno.
Esta é uma história que se passa em qualquer canto do Brasil, em qualquer escola, com qualquer aluno, comigo, com você........ Eram quatro rapazes que estudavam numa escola, em uma mesma classe: Arrependido, Falso, Mínimo e Quero-tentar.
          Arrependido era um rapaz desanimado com os estudos, não fazia nada na sala de aula e muitos menos os deveres de casa. Não pensava no seu futuro e vivia achando que estava perdendo tempo naquela escola e por isso arrependia-se por não poder ficar pelas ruas com seus colegas. Por não gostar de estudar, tirava notas baixas.
          Falso era um cara mentiroso e um pouco preguiçoso para com os estudos. Ou copiava de alguém ou falsificava o que fazia; na realidade mesmo, nada fazia e era falso quanto sua própria nota – apesar de ser razoável – pois tudo que precisava era “colar” ou confiar no amigo na hora da avaliação, raramente isso falhava.
          Mínimo era um rapaz que não pensava ir muito longe, para este o que importava era conseguir uma nota que o aprovasse, portanto estudava pouco, mas não “colava” nas avaliações e não passava disso, 60% era bastante e contentava-se com este mínimo. Sempre tinha um pensamento “tenho boas notas porque não perdi nenhuma”.
          Quero-tentar gostava do que fazia. Quando lhe apresentavam algo novo, um problema que ele não soubesse, ele dizia “vou tentar resolvê-lo” e quase sempre conseguia mesmo. Não era nem mais, nem menos inteligente do que os outros, mas tinha muita força de vontade. Suas notas eram boas, porém, não estudava para tirar notas e sim para ficar sabendo. Este era aluno todos os dias e sua persistência o ajudava a vencer.
          Assim, Quero-tentar era o primeiro da classe. Em termos de aprendizagem, Mínimo erro o penúltimo, Falso era o último, pois só tinha nota e não sabia de nada, e Arrependido abandonou a Escola.
          Hoje, todos já são homens feitos e cada um teve seus destino:
          Arrependido mora numa grande favela chamado Tarde-demais.
          Falso queria ser político, mas foi infeliz porque descobriram sua falsidade; foi julgado e condenado por um Juiz chamado Verdade.
          Mínimo, com seu conhecimento mínimo é soldado mínimo das Forças Armadas, ganha um salário mínimo e tem um Comandante muito exigente chamado Máximo que sempre lhe cobra 100%.
          Quero-tentar se saiu melhor, hoje é presidente de um país chamado “REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DOS SUCESSOS”.

(Marcos José Ferreira – Escola Estadual Professor Cândido Gomes – Alvinópolis/MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário